quinta-feira, abril 28, 2011

Xavier Docampo no Contos de Liberdade

 Xavier Docampo na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, na próxima sexta pelas 21h30
Mestre, escritor, contacontos (um dos primeiros contadores de histórias que houve na Galiza), actor de teatro, guionista e promotor da língua e a cultura galega, animador à leitura e experto em bibliotecas escolares, Xabier DoCampo é uma figura de uma intensa actividade.
Como escritor é um dos grandes renovadores da literatura infantil-juvenil galega. Em 1995 obteve o Prémio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil por Cando petan na porta pela noite , seleccionada também como uma das cem melhores obras do século XX espanhol, segundo a Fundação Germán Sánchez Ruipérez. Também tem recebido diferentes prémios internacionais pela sua obra.
Como contador de histórias, acrescenta aos seus anos de experiência a característica de beber directamente do conto tradicional. Longe de apresentações ao jeito da stand-up comedy, Xabier apresenta sessões que nos transportam no passado, aos tempos da nossa cultura popular e tradicional.

quinta-feira, abril 21, 2011

O Núcleo Distrital de Faro da EAPN, vai levar a cabo nos próximos dias 13,20,26 e 31 de Maio, uma acão de formação designada " Intervenção com familias multidesafiadas".

Esta acção visa contribuir para um conhecimento mais detalhado sobre como conhecer e compreender as dificuldades apresentadas por famílias com problemas múltiplos e sobre como desenhar projectos de intervenção que potenciem mudanças em ordem à promoção da segurança das crianças e bem-estar da família e dos seus diferentes elementos.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 6 de Maio.
MAIS INFO:
n.faro@eapn.pt
Rua D.Jerónimo Osório No,5, 2o,Dto.
8000-307 Faro
www.eapn.pt
 

quarta-feira, abril 20, 2011

Luis Carmelo no Contos de Liberdade

Dia 24 de Abril, Luís Carmelo no Maktostas pelas 22h

Luís Correia Carmelo
Licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa com a dissertação intitulada “Representações da Morte no Conto Tradicional Português”. Realizou trabalhos enquanto actor independente mas é na Trimagisto, cooperativa que funda em Évora, onde desenvolve desde 2001 trabalho como produtor, criador e actor à volta de textos de Fernando Pessoa, Franz Kafka ou Bernard-Marie Koltès. Em 2003 começa a trabalhar como contador de histórias, sendo presença regular nas Palavras Andarilhas e participando em diversos festivais de narração oral em Portugal e no estrangeiro. Em 2005 dá início ao projecto de mediação da leitura com os conTApetes que integra o programa de itinerâncias da DGLB. É co-responsável pelos Contos de Lua Cheia e pelo Encontro Internacional de Narração Oral. O seu repertório é marcado por narrativas tradicionais adaptadas e as "contatinas", contos à concertina.

quinta-feira, abril 14, 2011

Serafim nos Contos de Liberdade

15 de Abril no Zem Arte (São Brás de Alportel) e 16 de Abril no Moto Clube de Faro
Iniciou a sua actividade como contador em 1998. Deixamos aqui as suas palavras acerca da sua relação com os contos: "Apareceram na minha vida como fruto da minha actividade profissional, mas logo se afirmaram como uma reflexão profunda sobre os valores humanos que se vão perdendo dia a dia e sobre os que sobrevivem à transformação continua que o homem se impõem a si mesmo. Creio que as palavras são as persianas dos homens. Gosto de as abrir. Conto porque através desse ar se espalham sementes pelos quatro cantos do coração". 

quinta-feira, abril 07, 2011

Contos de Liberdade 2011

No próximo dia 15 de Abril vai dar-se início à IX edição do Festival de Narração Oral “Contos de Liberdade”. À presença de Serafim (Beja), junta-se, ao longo do festival, Luís Carmelo (Évora) e Xavier DoCampo (Galiza). Durante o mês de Abril (o festival termina no dia 29) estes narradores irão contar histórias em bares, galerias e bibliotecas em Faro e São Brás, com contos dirigidos a vários públicos insistindo sempre no seu papel como forte instrumento de Educação em Valores (de cidadania, de respeito pela diferença e interculturalidade, de preservação do meio ambiente, do fomentar do espírito crítico em relação ao mundo que nos rodeia, entre outros).

mais informações aqui