A ARCA - Associação Recreativa e Cultural do Algarve, vai organizar uma acção de aprendizado denominada "NARRAÇÃO ORAL: CONTEXTOS E INSTRUMENTOS" dirigida a contadores de histórias, professores, animadores socio-culturais.
Esta acção consistirá em 4 sessões de quatro horas a decorrer no CAPa -Centro de Artes Performativas do Algarve, nos dias 2 e 9 de Dezembro (quarta feira) entre as 17h e as 21h e dias 6 e 13 de Janeiro (estas últimas datas ainda a confirmar entre participantes e formador) no mesmo horário.
O formador será Luis Carmelo, contador de histórias e membro da
cooperativa Trimagisto
Inscrições e informações pelo mail: geral@arca-algarve.org
Informações Gerais
Narração Oral: contextos e instrumentos
Acção de 16 horas com o objectivo de aportar a animadores sócio-culturais, técnicos de bibliotecas e professores, não só técnicas de contar contos mas também uma reflexão sobre o o fenómeno da narração oral numa perspectiva contemporânea. Nesta acção serão abordados conteúdos relacionados como o universo do conto: os valores subjacentes ao conto e acto de contar; os processos de preparação das histórias; a performance,
4 x 4 horas: 16 horas
Local: CAPa Centro de Artes Performativas do Algarve Faro
Formador: Luis Carmelo
Inscrições: 45 € (40€ associados da ARCA)
Sessão I
1. Referências e fontes.
1.1. Breve percurso pela narração oral em Portugal. Alguns casos estrangeiros.
1.2. Narradores: formas de contar e repertórios. Visionamento de vídeos de alguns exemplos.
1.3. Repertórios: mitos, lendas, contos, facécias, fábulas, romances (baladas), romances de cordel, casos e histórias de vida; contos de autor. Definições genéricas.
1.4. Fontes: oral e escrita. Implicações da natureza das fontes na apropriação das narrativas e no acto de contar.
Breve reflexão: questões éticas e os direitos autorais na prática da narração.
Sessão II
2. Processos.
2.1. Das fontes ao texto pessoal. Processos e instrumentos de apropriação da narrativa: do ouvir e contar, do ler e contar, de reescrever uma estrutura, do reescrever um texto autoral, do memorizar, etc.
2.2. Exercícios exemplificativos dos diversos processos.
2.3. O “esqueleto” da história: o que pode ficar ou sair numa apropriação pessoal e subjectiva da narrativa.
2.4. Protagonista: mais que uma personagem, um ponto de vista. A caracterização das personagens e dos espaços: aspectos psicológicos, sensoriais e outros instrumentos na construção do espaço imaginário.
2.5. Entre o discurso indirecto e o directo e a natureza narrativa ou dramática do contar.
2.6. As rimas e as repetições: amigos íntimos da oralidade.
Exercícios.
Breve reflexão: a identidade do contador e a construção de repertórios, processos e formas de contar pessoais e subjectivas.
Sessão III
3. Performance: relacionar.
3.1. A construção da relação: estar de frente ao público.
3.2. Opções de modelos relacionais e suas implicações na performance.
3.3. Instrumentos de construção de relação: a apresentação pessoal; a interpelação; os apartes; as rimas e as repetições; a interacção (jogo); o olhar.
Exercícios.
Breve reflexão: questões éticas na relação com o ouvinte.
Sessão IV
4. Performance: narrar.
4.1. Postura e gestos: práticas gerais da actuação em público. Contar de pé ou sentado: uma opção pessoal.
4.2. A voz: respiração e colocação. Modulações ao serviço da narrativa ou dos discursos directos.
4.3. O tempo: ritmos, cadências e pausas.
4.3. O tempo dramático, o tempo narrativo e o que fica no meio.
Exercícios.
Breve reflexão: questões éticas na relação com os outros narradores.
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
ResponderEliminarHelp, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!