O LAMA - Laboratório de Artes e Média do Algarve - Apresentação Formal da associação, a decorrer hoje, no edificío do IPJ em Faro.
Somos uma capital e precisamos de Cultura, Cultura que atraia. Criar uma marca para a cidade que a valorize e a distinga pela inovação. Enquanto jovens propensos aos desejos passionais e inclinados a fazer o que desejam juntámos esforços por partilhar-mos objetivos. Otimistas, confiantes, possuímos uma orientação sagaz, atual e determinada, que quer corrigir alguns retrocessos dos últimos anos fazendo confluir para este projeto gente de diferentes ramos artísticos mas unida pela raíz farense.
A Cultura é, para nós, um instrumento para conhecer e dar a conhecer o Mundo. É produção de saber e de sentido, é formação da percepção e da sensibilidade, é a condição e o resultado da Educação. É ao mesmo tempo um penhor do Passado, uma via para o Futuro e um diálogo entre todos os tempos. É aquilo que estrutura os valores e a Identidade civica, uma Identidade que é necessariamente forjada no contacto, com outras identidades, e que tem portanto de ser permanentemente reinventada.
As artes precisam de mais: carecem de uma estratégica que as conceba como lugares de invenção e experimentação - com todos os riscos que isso comporta -, mas que ao mesmo tempo entenda o seu valor na formação, na educação, na coesão social.
Manifestamos, perante vós, o nosso caráter e os nossos propósitos, não vivendo só para o belo nem para o útil, mas para ambas as coisas; não vivendo só para a frugalidade nem para a prodigialidade, mas para a justa medida.
Exibimos com humildade o nosso potencial e vontade de vencer nunca menosprezando a necessidade de encontrar aliados para a causa que abraçámos. Tais são os que pela sua virtude são bons e gozam de boa reputação, quer perante o mundo inteiro quer entre os cidadãos mais qualificados, quer ainda entre os que admiramos ou os que nos admiram. Os que são agradáveis no seu trato e convivência. E os que se interessam por nós, que nos acham pessoas honestas, os que prezam a nossa companhia e, acima de tudo, os que partilham esses sentimentos em assuntos em que nós queremos ser particularamente admirados, agradáveis e honestos. Por fim, aqueles com quem rivalizamos ou pelos quais, queremos ser emulados, mas não invejados, a esses também os consideramos e queremos ser amigos deles.
Existe, em Faro, a essência de uma juventude habilitada e disponivel para resgatar a cidade do horizonte cinzento para o qual parece caminhar. Queremos que o LAMA seja o veículo entre essas gerações e a cidade, e que a cidade conheça esses jovens através do LAMA. Positivamente juntos, porque há razões para fazer mais e talento para fazer melhor.Leonardo Rodrigues
Via A Defesa de Faro