domingo, março 02, 2008

Maré de Contos em Tavira




Aos poucos, os contadores de histórias vão ganhando o seu espaço no Algarve...

Notícia do Observatório do Algarve

A Biblioteca Álvaro de Campos, a Associação Âncora e a Associação Rock da Baixa Mar promovem diversos eventos à volta do conto, da narração, da arte de contar, de 4 a 7 de Março.

Os objectivos do programa “Maré de contos” passam por divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, os princípios pedagógicos associados a estas práticas, bem como lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho/região.

Nos dias 4 e 5 de Março, José Fanha apresenta contos infantis aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, às 10h00 e 14h00, na Biblioteca Álvaro de Campos.

As crianças do pré-escolar vão até à Biblioteca Álvaro de Campos assistir a teatro de fatoches, pela Associação Âncora, nos dias 6 e 7, às 14h30.

Nos mesmos dias, mas entre as 15h00 e as 19h00, a Biblioteca abre as portas à Feira do Livro Infantil.

Também nos dias 6 e 7, o espaço da Biblioteca recebe oficinas de contos e expressão plástica a partir dos álbuns ilustrados, com a primeira sessão às 9h30 (dos 6 aos 7 anos) e a segunda sessão às 11h00 (dos 8 aos 9 anos).

Ateliers formativos sobre a importância da imagem do álbum ilustrado, na formação pré-artística em crianças vão decorrer no dia 6 na Associação Âncora, em Santa Luzia, às 17h00, e no dia 7 na Biblioteca Álvaro de Campos, à mesma hora. A formação destina-se a encarregados de educação, professores e técnicos de biblioteca

Miguel Horta dinamiza o jogo “Recolectores de Palavras”. Trata-se de um jogo de interacção com a escrita percorrendo a cidade, com participantes dos 8 aos 80 anos e que se vai desenvolver na Praça da República, em Tavira, às 16h00, dia 7 de Março.

A terminar o programa, Serafim, Ângelo Torres, Miguel Horta e Inês Mestrinho vão fazer todo a gente andar “À Volta das Histórias”, na Biblioteca Álvaro de Campos, dia 7, às 21h30.

Todos os eventos são de acesso gratuito com inscrição prévia.

Sem comentários: