quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Tucanas no 7º Komboyo

21 Fevereiro | Sábado | 22h

Antiga Fábrica da Cerveja | Faro

5 Euros
4 Euros para sócios com quotas de 2004 pagas


A actuação das Tucanas será seguida por uma performance do colectivo Cábindeçom

____________________________

mais informações em
www.arca-algarve.org
____________________________

As Tucanas são cinco mulheres que apostam os seus argumentos criativos na construção de instrumentos e na composição de temas inspirados nas tradições portuguesas, africanas e brasileiras, construindo assim um trabalho, cujas autorias lhe pertencem, com sonoridades acústicas de voz e percussão.

Entre muitos outros instrumentos, as Tucanas tocam bidons, cabaças, bombos, surdos, djembés e dumbas. Cantando em português e em diversas línguas africanas, a voz surge-lhes como elo melódico entre o ritmo e a harmonia, deixando transparecer uma sensibilidade marcadamente feminina e uma capacidade de tornar o mundo que nos rodeia em poesia.

Influenciadas pelas suas actividades em áreas tão diversas como o Teatro, a Dança e a Música Tradicional Portuguesa, as Tucanas apresentam um espectáculo constituído por uma forte componente cénica e por um visual muito próprios.

Em 2003, entre Janeiro e Outubro, e sem qualquer disco no mercado, as Tucanas realizaram 25 espectáculos e 11 apresentações promocionais, na televisão, na rádio e nas FNACs.

Entre a sensibilidade feminina e a força rude de tocar percussão!

«O ritmo das Tucanas podia ser o ritmo do nosso Carnaval. Quem é que precisa do samba brasileiro?»

Blitz, R. Guerreiro, Março de 2003

Sem comentários: