quinta-feira, abril 08, 2004

III Escola Nacional de Educação para o Desenvolvimento

O papel da ED nas Escolas

Casa de Retiros de Santo Inácio

Rodízio, Praia Grande – Almoçageme 13 a 15 de Maio



O Grupo de Educação para o Desenvolvimento da Plataforma Portuguesa das ONGD organiza pela terceira vez um encontro nacional de reflexão sobre a Educação para o Desenvolvimento.

O desafio para 2004 é o de perpetuar a energia e multiplicar os resultados que a organização da Escola Europeia de ED em 2003 trouxeram ao panorama nacional da ED.



Objectivos Gerais



Restituição da Escola Europeia de Verão 2003 promovendo o desejado efeito multiplicador da mesma.
Percepção e compreensão de diferentes estratégias de intervenção e sua operacionalização, ao nível da Educação para o Desenvolvimento.
Elaboração de pistas de actuação em contexto nacional através de uma abordagem às orientações europeias.


Resultados esperados



§ Identificação das necessidades e obstáculos no trabalho das ONG, dos professores e outros parceiros e formulação de estratégias para ultrapassar os mesmos.

§ Definição de estratégias de parcerias.

§ Criação de redes informais de informação, divulgação, troca de experiências.

§ Produção de informação e documentação sobre a ED nas escolas.



Como Participar?



Perfil dos Participantes

Serão consideradas as candidaturas de representantes de ONGD, associações juvenis, sindicatos, centros de formação de professores, Escolas Superiores de Educação, municípios e outras instituições que possam constituir-se agentes multiplicadores da ED nas Escolas.

Os participantes deverão já ter participado em projectos de ED e poder demonstrar conhecimentos e experiência prática no domínio da ED, ou em áreas relacionadas: interculturalidade, educação ambiental, educação para a cidadania, educação para a paz, comércio justo etc.



Pedidos aos Participantes

Os participantes são convidados a participar activamente na Feira de Recursos e Projectos através da exposição de materiais das suas organizações relacionados com projectos de ED.

Pede-se ainda aos participantes que enviem uma lista e descrição/contextualização dos materiais pedagógicos que utilizam. Desta forma, poderia ser elaborada uma base de dados dos recursos existentes, solicitando-se um exemplar para a Plataforma, que se assumiria como um depositário legal das ONGD neste âmbito.



Inscrições

Inscrições até 30 de Abril através do preenchimento do formulário em anexo.

O formulário de inscrição deverá ser enviado à Plataforma através do e-mail info@plataformaongd.pt ou do fax nº 21 790 67 89.

O custo de participação é de 50 Euros, incluindo estadia de dois dias em quarto duplo, refeições, documentação e material de apoio. O pagamento deverá ser efectuado: Por cheque a endereçar à Plataforma Portuguesa das ONGD, Rua Tenente Espanca, nº17, R/C Esq. 1050-220 Lisboa; ou por transferência bancária através do NIB 0035 0001 00022630431 88 e do envio do respectivo comprovativo.



Indicações úteis

A chegada de cada participante até à Casa de Retiros de Santo Inácio, Rodízio, Praia Grande, Almoçageme fica por sua conta.

A hora de chegada é a partir das 16h00 e os trabalhos têm início pelas 18h30.


Oficinas



A. Como fazer chegar a ED às escolas?

Nesta oficina deverão ser abordados temas associados a como implementar iniciativas de ED no meio escolar, como acompanhar as escolas neste processo.



Objectivos




§ Conhecer e perceber os obstáculos à integração da ED nas escolas.

§ Compreender os papéis diversos e complementares dos diferentes actores da ED nas escolas.

§ Analisar meios e instrumentos privilegiados para integrar a ED nas escolas.

§ Definir pistas estratégicas de intervenção.



B. Trabalhar para ou com a comunidade escolar?

Esta oficina irá debruçar-se sobre os diferentes actores intervenientes no processo educativo (professores, conselho executivo, famílias, ONG)




Objectivos




§ Analisar os processos de introdução e operacionalização de ED nos curricula: abordagem unidisciplinar ou transversal?

§ Analisar a relação entre ONG e escola do ponto de vista dos recursos e da elaboração dos projectos: oferecer serviços ou construir em conjunto?

§ Identificar necessidades ao nível da metodologia e das ferramentas pedagógicas e elaborar pistas para elaboração e enquadramento das mesmas, incluindo uma análise de conciliação entre Educação Formal e Não Formal.

§ Identificar e analisar o papel de diversos actores dentro da comunidade escolar, incluindo pessoal não docente, Conselhos Executivos, etc.



C. Escola Aberta – que parcerias, que redes?
Esta oficina irá debruçar-se sobre a criação de trabalhos em parcerias e redes, num contexto alargado, em que a escola se encontra aberta para a comunidade envolvente e para o mundo.


Objectivos




§ Dar a conhecer e analisar parcerias e redes já existentes

§ Identificar pistas para a criação de sinergias/parcerias aos níveis local, europeu e norte/sul

§ Compreender e analisar a importância da relação comunidade / escola e dos contributos recíprocos para a implementação da ED nas escolas.

§ Desenhar pistas de actuação de forma a incluir os problemas da comunidade na escola e tratá-los sob uma perspectiva de ED.





Para uma Melhor Compreensão da ED

Sessão que tem como objectivos ir de encontro da definição de ED, servindo como contextualização do encontro e como ponto de partida para os trabalhos.



Fórum Aberto

Espaço de discussão e aprendizagem em que a proposição dos temas e a organização do trabalho são da iniciativa dos próprios participantes. Os participantes que apresentarem propostas deverão ser responsáveis pela elaboração de um documento, que será apresentado em plenário.



Apresentação de Conclusões

Apresentação em plenário das conclusões das oficinas. As formas de apresentação serão escolhidas por cada grupo e respectivos animadores.



Identificação de prioridades

Os participantes serão reunidos em 3 grupos aleatórios de forma a identificar prioridades para a ED em Portugal e produzir um documento que será discutido no dia seguinte após o almoço.



Desafios

Os participantes deverão ser reunidos em 3 grupos, de forma a concretizar em desafios as prioridades discutidas no dia anterior. As conclusões serão apresentadas em Plenário.



Feira de Recursos e Projectos

Para conhecer melhor o que fazemos e o que fazem os outros em Educação para o Desenvolvimento será organizada uma “Feira” onde estarão expostos, para consulta ou para venda, os materiais (brochuras, posters, livros, CD-rom, etc.) de cada organização participante.



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