sábado, abril 23, 2005

Roberto de Freitas nos Artistas

"No Fundo da Mata Ouvi" é um espectáculo permeado de histórias e cantigas da tradição oral do interior brasileiro, recolhidas num processo de pesquisa intensivo, que trabalhadas e adaptadas respiram, hoje, os ares de antigamente.
Roberto de Freitas traz na bagagem o galardão de melhor contador de histórias do Brasil de 2004. Preparem-se para se emocionarem, rir muito, cantar, dançar,...

Nascido numa fazenda, em Minas Gerais, passou a infância sem luz eléctrica, correndo descalço e solto pelo mato, ouvindo as histórias em família à noite, e tratando os bichos e as plantas por tu. Quando se mudou para Belo Horizonte, cidade grande e iluminada, as histórias passaram a ser outras. Até que houve um dia, quando trabalhava com crianças, que se lembrou das coisas que mais gostava de fazer quando era menino, e reencontrou as histórias da sua infância. Então, aqueles contos que o faziam vibrar, para sua surpresa, funcionaram com aqueles meninos que cresceram com videojogos, televisores e frigoríficos. E foi esse encantamento que o fez continuar a contar. Para gente crescida, também. Vai trazer-nos “Do fundo da Mata Ouvi”, espectáculo criado a partir de um intenso trabalho de pesquisa de narrativas da tradição oral no interior do Brasil, que já resultou na edição de um CD. Roberto não só conta, mas também canta, cria, pesquisa.

Sem comentários: