quarta-feira, outubro 22, 2003

Comércio Justo

O Ganso ( e mais uma nova voluntária cujo nome ainda não sei...falha minha) vai no momento em que escrevo a caminho de Córdova em busca de mais produtos do comércio justo para a nossa loja. Tem a missão (divina) de procurar novos produtos para enriquecer a panóplia de produtos já à venda em Faro. Vamos lá a ver se ele consegue acertar nos nossos gostos ( e na nossa capacidade financeira) de modo a que possamos comprar uma belas prendas para o Natal...De qualquer modo, se por acaso algum arqueiro (salteador da arca??, pirata do baú??? - ainda não sei como nos chamar, nós que somos associados e amigos da ARCA) não tiver contente com as escolhas do Ganso (Vítor) sempre pode dar uma ajudinha, ver o catálogo e sugerir qualquer coisa...

Para quem não sabe...

O Comércio Justo é definido pela News! [a Rede Europeia de Lojas de Comércio Justo] com «uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado.

O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização».


Os princípios fundamentais do Comércio Justo são:

o respeito e preocupação pelas pessoas e o meio ambiente.

a existência de boas condições de trabalho e o pagamento de um preço justo aos produtores, que cubra os custos de produção, possibilite um rendimento digno e permita a protecção ambiental e de segurança económica.

a abertura e transparência da estrutura das organizações e de todos os aspectos da sua actividade.

a informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial sobre os produtos e métodos de comercialização.

o envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afectam.

a protecção e a promoção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, crianças e povos indígenas.

a protecção do ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

o estabelecimento de relações comerciais estáveis e de longo prazo.

a promoção de actividades de informação, educação e de campanhas de sensibilização.

a produção tão completa quanto possível dos produtos nos países de origem.

(este excerto foi retirado do site da Cores do Globo a quem agradeço já, pois fez-me poupar uma trabalhêra enorme...maravilhas do copy-paste).

Como diria o nosso Vitor....

"ESTE NATAL SEJA SOLIDÁRIO FAÇA AS SUAS COMPRAS NO COMÉRCIO JUSTO"

Quiosque de Comércio Justo
Praceta Salgueiro Maia
(Urb. Carreira de Tiro)


Horário
Sexta : 16h00 - 19h00
Sábado : 15h00 - 19H00


“ OS CIDADÃOS DO NORTE NÂO TÊM CONSCIÊNCIA DE ONDE VÊM OS PRODUTOS QUE CONSOMEM E NÂO SABEM O QUE, CUSTA A NÓS OS POBRES, PRODUZI-LOS”

Rigoberta Menchú- Prémio Nobel da Paz


Apareçam



Sem comentários: