sábado, abril 30, 2005

Inauguração da Capital Nacional da Cultura Faro 2005

12h00 Largada de Balões Escola E.B. 2,3 St.António, Faro

Vila Adentro - Cidade Velha
15h00 Inauguração da Exposição "Do olhar inquieto" Museu Municipal
16h30 Contadores Histórias Infantis Museu do Brinquedo
16h30 Coro Ossónoba Infantil Museu do Brinquedo
16h30 Raz, música israelita Terraço do Café Vila Adentro
16h30 Contadores de Histórias e Coro Ossónoba Adultos Porta do Arco da Vila
16h30 Contadores de Histórias e Coro Ossónoba Juvenil Porta do Arco do Repouso
16h30 Pinturas ao vivo Porta do Arco da Vila
16h30 Círculo Neopatético, fusão teatro/fotografia Vila Adentro à R. Sto. António
17h00 Comp. Quatre Saisons, uma homenagem à Terra Vila Adentro - deambulatório
17h00 Elastonautes, performers aéreos Largo da Sé
17h30 Contadores de Histórias e Coro Ossónoba Adulto Porta do Arco da Vila
17h30 Contadores de Histórias e Coro Ossónoba Juvenil Porta do Arco do Repouso
17h30 Tenda de Contos para todos Muralha/Arco do Repouso
18h00 Biodança Rosa dos Ventos
18h00 Al Driça, música étnica Terraço do Café Vila Adentro
18h30 INK, a ternura feita espectáculo Vila adentro até R. Sto. António
19h00 Projecto ODE,música e palavra Tasquinha - Vila Adentro
19h15 Elastonautes, performers aéreos Largo da Sé
19h45 Comp. Quatre Saisons, uma homenagem à Terra Vila Adentro - deambulatório
20h00 Les Doryphores, cómicos franceses Vila Adentro - deambulatório
20h15 Elastonautes, performers aéreos Largo da Sé
22h40 Soles Modernes, música ecléctica variada Terraço do Café Vila Adentro 23h30
22h40 Espectáculo de Fogo Terraço do Café Vila Adentro 23h30

Rua de Santo António
16h30 Projecto ODE, música e palavra Esplanada do Café Aliança
16h30 Les Doryphores, cómicos franceses R. Sto. António - deambulatório
16h30 The Good Time Jazz Band R. Sto. António
17h00 Grupo Coral Casa do Povo de Safara Em desfile pela R. Sto. António
17h00 INK, a ternura feita espectáculo R. Sto. António - deambulatório
18h00 Funkarmónica, música R. Sto. António - deambulatório

Jardim Manuel Bivar
22h00 Puja, dança acrobática e música original Jardim Manuel Bivar

Teatro Lethes
22h00 Projecção de Documentário - Conversas com Glicínia - Jorge Silva Melo e Glicínia Quartin

domingo, abril 24, 2005

Vitória, vitória, está-se a acabar a história...

Hoje o Festival termina, num trilho de contos nas Muralhas de Faro, com Jean Michel Hernandez, Tixa, e os Piratas de Alejandria.

Esta noite, no Museu do Traje em S. Brás, pelas 22 horas, os Piratas de Alejandria, vindos do outro lado do Rio que nos, encerram com uma noite mágica...

Até à próxima...

Piratas de Alejandria | Espanha

Nossos parceiros e inspiradores na organização deste festival, são um grupo que trabalha a narrativa como instrumento socioeducativo, e não como um mero espectáculo cultural. Organizam vários festivais de narração na Andaluzia, nomea-damente “Los Tres Deseos”, em Sevilha, e “La Ruta de los Cuentos Blancos” na serra de Cádiz. Capitães da palavra, encantadores de gente, são Piratas de Alejandria porque: “a nos-sa condição é andar constantemente em vi@agem, por sermos a personificação da @ventura e porque o nosso nome evoca @cção, risco, emoções e lug@res desconhecidos e par@gens inexploradas, fomos recolhendo histórias, experiências e conhecimentos. Por isto somos Piratas. E porque a maior Biblioteca da humanidade foi a de Alexandria. Por tudo isso somos os Piratas de Alejandria.”

sábado, abril 23, 2005

Jean Michel Hernandez na Biblioteca de Faro

Festival de Narração Oral "Contos de Liberdade"

O Contos de Liberdade desdobra-se, este sábado, entre Faro e S. Brás; a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa celebra o seu aniversário, associando-se à comemorações do bicentenário do nascimento de Hans Christian Andersen. Começa pelas 15h, com um filme de animação, baseado numa história do escritor, uma palestra, por Fátima Ribeiro de Medeiros (Portugal), seguido de um conto. À noite, teremos Jean-Michel Hernandez, contador francês de contos de todo o mundo, que durante a tarde estará em S. Brás, na Biblioteca Municipal. Apareçam!

Jean-Michel Hernandez | França
É um contador que se alimenta da encruzilhada dos caminhos: o conto vagabundo da América do sul, a lenda judia da Europa de Leste, a história humorística do Mediterrâneo ou misteriosa do Oriente, ou ainda o conto encantado do imaginário ocitano, sua terra natal. Multifacetado, conta em várias línguas, aproveitando e incorporando temas e características de diferentes culturas, fazendo das narrativas autênticas viagens de aventura e descoberta. Conta em francês e espanhol, mas especialmente para nós, prepara-se para contar em português. E sentimo-nos bem orgulhosos de o receber.

Roberto de Freitas nos Artistas

"No Fundo da Mata Ouvi" é um espectáculo permeado de histórias e cantigas da tradição oral do interior brasileiro, recolhidas num processo de pesquisa intensivo, que trabalhadas e adaptadas respiram, hoje, os ares de antigamente.
Roberto de Freitas traz na bagagem o galardão de melhor contador de histórias do Brasil de 2004. Preparem-se para se emocionarem, rir muito, cantar, dançar,...

Nascido numa fazenda, em Minas Gerais, passou a infância sem luz eléctrica, correndo descalço e solto pelo mato, ouvindo as histórias em família à noite, e tratando os bichos e as plantas por tu. Quando se mudou para Belo Horizonte, cidade grande e iluminada, as histórias passaram a ser outras. Até que houve um dia, quando trabalhava com crianças, que se lembrou das coisas que mais gostava de fazer quando era menino, e reencontrou as histórias da sua infância. Então, aqueles contos que o faziam vibrar, para sua surpresa, funcionaram com aqueles meninos que cresceram com videojogos, televisores e frigoríficos. E foi esse encantamento que o fez continuar a contar. Para gente crescida, também. Vai trazer-nos “Do fundo da Mata Ouvi”, espectáculo criado a partir de um intenso trabalho de pesquisa de narrativas da tradição oral no interior do Brasil, que já resultou na edição de um CD. Roberto não só conta, mas também canta, cria, pesquisa.

sexta-feira, abril 22, 2005

Para desenrascar muito (e bem desenrascado...)

Festival de Narração Oral "Contos de Liberdade"


O Ângelo não pôde vir (uma urgência familiar), mas com a Tixa, a Guida, o Didier e o Jean Michel desenrascou-se uma Roda de Contos muito bonita, no Maktostas esta noite...

segunda-feira, abril 18, 2005

Noite Marafada

Festival de Narração Oral "Contos de Liberdade"

Café com Estórias (IPJ), 4ª, 22h

Os Contos de Liberdade continuam a avançar, agora para Faro. Quarta-feira à noite – lá pelas 22h – no Café com Estórias (IPJ), há uma "Noite Marafada". Tixa e Didier, dois contadores algarvios, vão trazer-nos contos e histórias tradicionais destas terras do fim da península e outras que não ousamos (nem conseguimos...) classificar. Imaginação à solta, muito humor e muita sabedoria popular. Venham ouvi-los!

Tixa | Algarve
"É uma menina licenciada em estudos portugueses que um dia foi assombrada pelas histórias. A sua passagem durante anos pelo Centro de Estudos Ataíde de Oliveira, em Faro, um centro de investigação em tradição oral, onde ouviu e transcreveu dezenas de histórias recolhidas junto de contadores tradicionais da região algarvia, muito contribuiu para isso.

Na sua mala de contadora existem as mais variadas assombrações mas a sua especialização é mesmo os contos tradicionais, dos quais tem sérias dificuldades em afastar-se (a eterna história do primeiro amor...). Gosta de contar especialmente para crianças e costuma dizer que as histórias têm vida própria e que, como contadora, se limita a dar-lhes corpo e voz." in Palavras Mágicas em Lagos

Didier | Algarve
Digno representante do humor algarvio, orgulhoso do nosso sotaque, Didier aproveita as experiências do dia-a-dia para construir as suas histórias mirabolantes. Frequentou o curso de Actores da Companhia de Teatro do Algarve, e trabalha actualmente no Lethes, a réplica em miniatura do Scala de Milão. A sua actividade criativa dispersa-se por vários projectos: musicais, de poesia, de rádio, que abraça com paixão e que partilha, com frequência, com vários parceiros. Sem peneiras, sem complicações, sem muitas conversas, mas com muita ironia e sentido de humor, vamos escutá-lo na “Noite marafada”.

domingo, abril 17, 2005

E porque Abril é mês de Contos

Contadores do Levante numa Estafeta de Contos em Lagos

Os Contadores do levante vão estar na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, em Lagos, no próximo dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, das 17h às 24h, numa Estafeta de Contos organizada pela Biblioteca.Com esta iniciativa pretende-se manter viva a palavra ininterruptamente durante 6 horas, podendo qualquer pessoa participar contando um conto, uma história ou, quem sabe, uma boa aventura...Para além dos Contadores do Levante, irão estar também a Professora Andrea, Nelda Magalhães, o Timorense Luís Cardoso e os alunos que participaram no Atelier "Contos Trocados por Miúdos" dirigido por Bruno Batista Mais informações sobre os Contadores do Levante através do site ou Tlm. 965017845

terça-feira, abril 12, 2005

III Festival Contos de LIberdade

A III edição do Festival de Narração Oral “Contos de Liberdade”, que acontece em várias localidades algarvias de 15 a 24 de Abril, conta este ano com contadores vindos de vários cantos do mundo: Brasil, S. Tomé e Príncipe, Espanha, Algarve e França. Associado à efeméride do nascimento de Hans Christian Andersen, haverá palestras, sessões de contos para meninos e para gente grande, e oficinas de contadores de histórias. O mote do festival, organizado pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve – em colaboração com várias entidades, é, como sempre, comemorar o 25 de Abril através da palavra, como instrumento de liberdade e partilha.

Muito mais informações aqui

FARO
_______________________________________
De Quarta-Feira, 20 a Sexta-feira 22
Sessões em escolas do concelho

Quarta-Feira, 20, 22h "Noite Marafada" Tixa + Didier (Algarve)Estórias com Café (IPJ)
Quinta-Feira, 21
15h
Tixa (Algarve) Auditório do IPJ *sessão dirigida às escolas, sujeita a marcação na delegação de Faro do IPJ
22h
Ângelo Torres (S. Tomé e Príncipe) Bar Maktostas

Sexta-Feira, 22, 22h
Roberto Freitas (Brasil) Bar Os Artistas

Sábado, 23
15h Filme de animação "Le Roi et L'oiseau"
16h30 Palestra “Hans Christian Andersen: o contador de histórias”
por Fátima Ribeiro de Medeiros (Portugal)
22h Jean Michel Hernandez (França) Biblioteca Municipal António Ramos Rosa

Domingo, 24, 16h “No trilho dos contos” Ângelo Torres (S. Tomé e Príncipe)Tixa (Algarve)Jean Michel Hernandez (França)Jazz (Combo da Filarmónica de Faro) Bar Muralhas de Faro



S. BRÁS DE ALPORTEL_____________________________

De Quarta-Feira, 20 a sexta 22
Sessões em escolas do concelho

Sexta-Feira, 22, 15h
Oficina “H. C. Andersen: Um escritor de ontem para crianças de hoje”por Fátima Ribeiro de Medeiros (Portugal) Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro

Sábado 23, 15h
Ângelo Torres (S. Tomé e Príncipe) Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro

Domingo, 24, 22h
Piratas de Alejandria (Espanha) Museu do Traje de S. Brás


TAVIRA________________________________

Sexta-Feira, 15
22h Roberto de Freitas (Brasil)Al Masrah Teatro

Sábado 16 & Domingo 17Oficina de contadores de histórias “Nem tudo era uma vez…” por Roberto de Freitas (Brasil)Clube de Tavira