segunda-feira, abril 18, 2005

Noite Marafada

Festival de Narração Oral "Contos de Liberdade"

Café com Estórias (IPJ), 4ª, 22h

Os Contos de Liberdade continuam a avançar, agora para Faro. Quarta-feira à noite – lá pelas 22h – no Café com Estórias (IPJ), há uma "Noite Marafada". Tixa e Didier, dois contadores algarvios, vão trazer-nos contos e histórias tradicionais destas terras do fim da península e outras que não ousamos (nem conseguimos...) classificar. Imaginação à solta, muito humor e muita sabedoria popular. Venham ouvi-los!

Tixa | Algarve
"É uma menina licenciada em estudos portugueses que um dia foi assombrada pelas histórias. A sua passagem durante anos pelo Centro de Estudos Ataíde de Oliveira, em Faro, um centro de investigação em tradição oral, onde ouviu e transcreveu dezenas de histórias recolhidas junto de contadores tradicionais da região algarvia, muito contribuiu para isso.

Na sua mala de contadora existem as mais variadas assombrações mas a sua especialização é mesmo os contos tradicionais, dos quais tem sérias dificuldades em afastar-se (a eterna história do primeiro amor...). Gosta de contar especialmente para crianças e costuma dizer que as histórias têm vida própria e que, como contadora, se limita a dar-lhes corpo e voz." in Palavras Mágicas em Lagos

Didier | Algarve
Digno representante do humor algarvio, orgulhoso do nosso sotaque, Didier aproveita as experiências do dia-a-dia para construir as suas histórias mirabolantes. Frequentou o curso de Actores da Companhia de Teatro do Algarve, e trabalha actualmente no Lethes, a réplica em miniatura do Scala de Milão. A sua actividade criativa dispersa-se por vários projectos: musicais, de poesia, de rádio, que abraça com paixão e que partilha, com frequência, com vários parceiros. Sem peneiras, sem complicações, sem muitas conversas, mas com muita ironia e sentido de humor, vamos escutá-lo na “Noite marafada”.

Sem comentários: