terça-feira, abril 07, 2009

Sessão dupla, dia 8, em Olhão, com a Trimagisto

Amanhã, dia 8 de Abril, vamos ter uma sessão dupla em Olhão com a Trimagisto


Quarta -Feira, 8 de Abril
_______________________________________

14h30 “ConTapetes” Trimagisto (Évora)
Sessão de contos para crianças
Biblioteca Municipal de Olhão
Olhão

21h30 Trimagisto (Évora)
Sessão de contos para a família
Biblioteca Municipal de Olhão
Olhão



Trimagisto (Évora)

Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo são uma dupla de contadores de histórias. Colaboram com diversas bibliotecas, escolas e teatros e participam em festivais nacionais e estrangeiros.
Um conTApete é um tapete confeccionado exclusivamente em tecido. É concebido a partir de um livro, correspondendo-lhe ao nível do estilo de ilustração e da estrutura narrativa. Um conTApete é sempre um tapete e um livro.
O conTApete é um espaço organizado, uma porção do mundo em miniatura feita de tecido, material tão próximo da criança, associado ao conforto da cama, do colo do adulto afectivamente significativo para a criança, da roupa que aquece e protege. E cada conTApete é a promessa de uma história a descobrir no livro que o acompanha. Esta promessa de descoberta permite promover a relação criança/livro/adulto: ela cria, na criança, o desejo de ler e oferece, ao adulto, um meio de conduzir a criança na aprendizagem das potencialidades da linguagem oral e escrita, de mediar a relação da criança com o objecto livro e com a leitura.
Os ConTApetes (nome original: racontetapis) foram uma ideia de Clothilde Fougeray Hammam, educadora de infância francesa, que desejava criar um instrumento lúdico de mediação da leitura. Foi o seu filho, Eric-Tarak Hammam, quem continuou o seu trabalho e que transmitiu essa técnica a Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo da Trimagisto (foto de Filipe Lopes).

Sem comentários: