quarta-feira, outubro 03, 2007

Curso de Especialização em Sociologia – Mobilidades e Identidades

O Curso de Especialização em Sociologia – Mobilidades e Identidades pretende fornecer aos profissionais da área das Ciências Sociais uma formação teórica, metodológica e conceptual aprofundada que os habilite a analisar criticamente processos sociais da contemporaneidade - nomeadamente os que dizem respeito à mobilidade humana e às questões identitárias - bem como, a formular diagnósticos susceptíveis de apoiar a tomada de decisões relativas à intervenção na sociedade. Pretende-se fomentar a aquisição de competências e conhecimentos aprofundados em torno das principais orientações da Sociologia contemporânea, bem como a estimular a capacidade para utilizar esses instrumentos nos diversos contextos de profissionalização e de investigação.

O turismo e as migrações são, por excelência, os grandes determinantes da mobilidade humana. São dois dos principais processos que têm vindo a suscitar o interesse da reflexão científica e política em torno das dinâmicas das identidades, das questões da integração das populações estrangeiras e das respostas sociais a estas problemáticas. Se a importância da actividade turística na região do Algarve é sobejamente conhecida, importa referir que esta é a terceira região do país no que diz respeito à atracção de imigrantes internacionais e uma das mais importantes no que toca às migrações internas. Quer o turismo quer a imigração implicam profundas consequências societais, tanto para os seus protagonistas mais directos como para as sociedades de acolhimento; consequências que podem ir dos impactos sócio-económicos, às relações inter-culturais, às dinâmicas identitárias, aos processos de etnicização, ou às questões da cidadania. Estes processos sociais e culturais justificam não apenas a investigação sociológica, como a preparação de nível superior dos profissionais que venham a trabalhar de perto com essas mesmas realidades.

O Curso de Especialização em Sociologia – Mobilidades e Identidades é precisamente estruturado em torno das problemáticas mencionadas e comporta, no seu plano de estudos, um elenco de Unidades Curriculares que reflectem as principais preocupações científicas e epistemológicas em torno de dois grandes eixos temáticos. São elas, a Sociologia do Turismo e a Sociologia das Migrações, enquanto áreas já estabilizadas do saber sociológico. São também contempladas áreas emergentes do conhecimento do social como, por exemplo, a reflexão em torno da Globalização, das Redes Sociais, do Racismo, da Etnicidade, das Identidades.

O referido curso destina-se aos licenciados em Sociologia ou noutras Ciências Sociais – nomeadamente, em Antropologia, Geografia, Intervenção Social, Educação Social, Educação e Intervenção Comunitária, Turismo, Ciências da Educação e da Formação, Ciências da Comunicação etc. -, bem como aos detentores de licenciaturas noutras áreas científicas que exerçam actividade profissional ou científica nas áreas temáticas abordadas.

Mais informações em: http://www.fe.ualg.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

...gosto de ver a Arca divulgando as iniciativas! Continuem... registo tb a vaga para o SVE e passarei a divulgar...
Carina