terça-feira, abril 13, 2004

Dia Internacional do Comercio Justo

No dia 8 de Maio comemora-se o Dia Mundial do Comércio Justo. A Coordenação Portuguesa do Comércio Justo (CPCJ) prevê a realização de uma iniciativa de alcance nacional, com foco no Euro 2004.
A CPCJ reúne as Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento AJP, CIDAC, Cores do Globo e OIKOS; as associações Alternativa, ARCA, Aventura Marão Clube, Reviravolta e as cooperativas Mó de Vida, Planeta Sul e Terra Justa.
A campanha “Marca um Golo contra o Trabalho Infantil” pretende sensibilizar a opinião pública para as condições de trabalho no fabrico de material desportivo, sobretudo no Sudeste Asiático. Surge no contexto duma campanha internacional que culminará nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Faro, Lisboa, Coimbra e Porto serão palco desta iniciativa, que consiste num desafio a figuras pública e a cidadãos anónimos para que marquem um golo numa baliza especial. Serão utilizadas bolas do Comércio Justo, cujo fabrico não envolve trabalho infantil ou qualquer exploração dos direitos dos trabalhadores.
Trata-se portanto de uma iniciativa aberta, pelo que convidamos todas organizações e particulares a participar.

Sem comentários: