quarta-feira, dezembro 10, 2003

O Prémio Nobel da Paz foi, esta quarta-feira, entregue, em Oslo, a capital da Noruega.

Noticia Euronews

O Prémio Nobel da Paz foi, esta quarta-feira, entregue, em Oslo, a capital da Noruega.

A escolha do Comité Nobel recaiu, este ano, sobre Shirin Ebadi, uma iraniana de 56 anos, advogada, activista dos Direitos Humanos e defensora sobretudo dos direitos das mulheres e das crianças.

Shirin Ebadi congratulou-se com esta distinção e referiu que "a entrega do Nobel da Paz a uma mulher iraniana, um país muçulmano do Médio Oriente, é,indubitavelmente, uma inspiração para as muitas mulheres que lutam pelos seus direitos, não apenas no seu país mas em toda a região".

O Prémio Nobel da Paz consiste numa medalha em ouro, um diploma e um cheque no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.

Satisfeita com este galardão e consciente do poder e responsabilidade acrescida que ele lhe confere, Ebadi aproveitou esta janela para o mundo para fazer algumas chamadas de atenção.

Acusou nomeadamente os Estados Unidos de violarem o Direito Internacional, com o pretexto dos atentados de 11 de Setembro e da guerra contra o terrorismo; lembrou a situação dos prisioneiros da base cubana de Guantanamo e falouda ocupação dos territórios palestinianos por Israel, para alertar para o facto de alguns países não cumprirem as resoluções da ONU.

Para além do Nobel da Paz, também hoje, na Suécia, foram entregues os outros prémios que ostentam o nome de Alfred Nobel: da Literatura, da Medicina, da Física, da Química e da Economia. MB

Sem comentários: